Tuesday, June 29, 2010

A viagem em si

Está tocando Marisa Monte aqui no albergue.. A trilha sonora que embala os últimos momentos dessa viagem...
Sao quase tres da manha e estamos esperando o taxi chegar, para depois esperar mais no aeroporto, e esperar para chegar lá e esperar... O "transito" das viagens nos lembram de como a vida é feita de esperas.. Até para IR, há que esperar!
Bel está dormindo no sofá e minha mae adormecendo com o barulho da TV. É...barulho que incomoda a melodia de passarinho desse Infinito Particular...
Estamos recansadas ( os argentinos adicionam o prefixo re para dar intensidade aos adjetivos, tipo relindo ou rebueno) dos passeios de hoje. Como foi nosso ultimo dia e fez sol, resolvemos aproveitar e minha mamá fez o roteiro de muuuuitas quadras pela Recoleta!! Fomos ver uma escultura linda de flor ( Floralis Generalis), encontramos de surpresa uma mostra de Fotojornalismo no prédio do Canal Publico de TV, demos muita sorte ao encontrar um delicioso "nhoque do dia 29" e nem tanta ao dar de cara com a porta no Malba (Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires). A verdade é que eu tinha checado o horário de funcionamento do museu errado!!! Ya esta, acontece e o melhor é a leveza em aceitar que nem que estivéssemos aqui por um mês, nao faríamos tudo.
A Bebel reclamava que nao tinhamos idos em todos os "pontos turisticos". Bem, conhecer um lugar é estar nele. É andar pelas ruas, observar as pessoas, a arquitetura, as musicas que tocam nas lojinhas de conviniencia, andar de onibus, conversar sobre futebol (especialmente na época da Copa)...É carregar a moeda local nos bolsos, comecar a decorar o nome das ruas, observar como os banheiros de todos os lugares sao mal conservados e inventar historias do por que eles nao tem trancas, nao usar til ou cedilha porque o teclado é diferente... Tudo o que fazemos quando estamos viajando é a viagem em si.
O curioso é que quando viajamos com nossos companheiros de vida nem tudo é tao diferente de casa. Minha preguica matinal, a indecisao da mami e as mudancas de humor da Bel (se digo que ela é a melhor companhia de viagem em um minuto, no seguinte já dizemos "quer voltar pro albergue?",e logo depois estamos pedindo" naaao, fica, por favor!¨) nos acompanharam até aqui!
E nao foi uma viagem como outras a Buenos Aires, porque nao podemos esquecer que estamos em plena Copa do Mundo e a Argentina esta em polvorosa!!!
... (O TÁXI CHEGOU, NÃO TIVE TEMPO DE POSTAR E SÓ RETOMO AGORA, DIAS DEPOIS).
O tempo corre e as notícias acontecem. Algumas partes desse relato parecem jornal velho.
Estamos fora da Copa, e a Argentina também.
Outras sensações não mudam com o tempo. Arrisco dizer que o cheiro da cidade e o ar gélido ficaram para sempre na minha memória.

No comments:

Post a Comment