Thursday, April 22, 2010

Nós e a Terra- quem é ela?


Recentemente, em uma aula de Antropologia, discutíamos a Modernidade e suas características.No pensamento moderno o homem separa-se da Natureza e já não se interessa pela origem do mundo natural,mas, em controlá-lo. Bem, é claro que sempre houveram eventos naturais(geológicos,metereológicos,etc)com consequências trágicas(daí a razão de chamar esses eventos NATURAIS de catástrofes) para os homens. Nos últimos tempos, porém, não sei se a proporção dos fatos em si ou se a repercussão ou discurso se transformaram. Existe um sentimento de revolta- é, no fundo existe sim revolta-injustiça (o justo x injusto, moralidade pura!) e o medo de ser atingido por chuvas, ventos, terremotos ou ondas gigantes.
20 segundos para lembrar de catástrofes dos últimos anos: tsunami no sudoeste da Ásia,furação Katrina em Nova Orleans, terremoto no Haiti e chuvas no Rio de Janeiro. Destruição,caos, vidas perdidas, tudo coberto pela espetacularização da mídia.
É chato ter que admitir e ser obrigado a assitir cenas ou debates sobre o tema em 50 canais. Tem quem mude de canal, tem quem reflita, tem até quem comece a transformar suas ações diárias! Mas,porém, entretanto, isso ainda não está acontecendo COM NÓS. Volte na listinha rápida. Só aconteceu com os mais desafortunados!!!
Nós moramos em prédios,e eu moro bem longe do mar!
Esses eventos aconteceram isoladamente e não tiveram nenhuma repercussão global(ocidental,principalmente)-tirando as campanhas internacionais de mobilização de fundos(nas quais o material arrecado, ás vezes, acaba com fungos).
Por isso estou achando tão interessante o vulcão que entrou em erupção na Islândia. Não fosse a fumaça que se propaga e é letal para as turbinas dos aviões, ninguém teria prestado atenção nessa manifestação. Porém, esse país chamado Islândia, do qual pouco sabemos, a parte que é bem gelado, calha de estar próximo do Reino Unido e da Europa Ocidental. E, como a Europa é o centro do mundo(estou falando de geografia: latidude e longitude) os voos do mundo todo foram afetados!!! E pessoas bacanas, que viajam, que se deslocam, que transitam livremente por esse mundo sem fronteiras foram AFETADAS. Ninguém morreu. Mas, olha o transtorno: milhões de pessoas impossibilitadas de ir trabalhar,visitar a família, ir a casamentos, fazer compras em Paris!!! E o prejuízo!! Bilhões, trilhões de dólares, euros, ienes, yuans, estão sendo perdidos, por conta de um vulcãozinho daquela ilhazinha sem nenhuma importância. A preocupação maior é em saber- ter certeza, calcular!!- quando essa erupção vai cessar. Ninguém sabe. E a incerteza é o que mata o ser contemporâneo.
É... somos um globo feito de pecinhas de dominó. Verdes, claro!
Feliz Dia da Terra!

p.s: Que imagem bela. O que eu mais gosto de viajar de avião é curtir o espetáculo das nuvens. Lindo!

1 comment: